O "mundo" da Biblioteca

O "mundo" da Biblioteca

Cartaz da Semana da Leitura

Semana da Leitura 2017

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Encontro com Manuela Ribeiro

     O Agrupamento de Escolas D. João I, em articulação com a Biblioteca Municipal,  recebeu a escritora Manuela Ribeiro, no passado dia 18 de novembro,
   No encontro com a escritora estiveram envolvidas as turmas do Pré-escolar. A leitura do livro  O Castanho e o Branco, foi o ponto do partida para as turmas trabalharem temas como as cores, os alimentos e os valores (respeito pela diferença e defesa da igualdade entre as várias etnias/culturas) e desenvolverem competências no campo da expressão plástica com a produção de cartazes coletivos.
      No que diz respeito ao 2º Ciclo, foram envolvidos os quintos anos, turma A e B (professora Vanda Mano) e sexto ano, turma A (professora Maria João Inverno). Na sequência da exploração de O Assalto à quinta, os alunos realizaram pesquisas sobre o mundo rural (antigo e atual), cujo produto se traduziu em trabalhos escritos e em suporte digital e, ainda, de caráter plástico, como cartazes ou construção de maquetes reproduzindo quintas e propriedades agrícolas.

      Foi uma oportunidade para os alunos aliarem o prazer da leitura às aprendizagens relativas a um universo que quase desconhecem, ou seja, o do mundo rural, quotidiano, culturas agrícolas, receitas de culinária, remédios caseiros, entre outros.


domingo, 5 de outubro de 2014

Começar o ano....

Cá estamos, caros alunos, para mais um ano letivo!
Será um ano para aprender muita coisa nova, para fazer amigos e, para muitos de vós,  conhecer uma nova escola  e novos professores.
Na Biblioteca tudo faremos para vos ajudar nas vossas pesquisas e trabalhos de casa, encontrando aquele livro, apresentado sugestões que melhorem a(s) tarefa(s) solicitadas pelos professores.

Na primeira semana do mês de outubro decorrem as visitas à Biblioteca. Como funcionam? Bem, é simples. Virão acompanhados do vosso diretor de turma e cá dentro vamos explorar o guião do utilizador e conhecer os deveres e direitos dos utilizadores e observar um videograma sobre como está organizada as áreas do saber numa Biblioteca (CDU).
Sejam bem vindos!

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Concurso " Uma aventura Literária 2014"




A Escola D. João I alcançou o terceiro lugar no Concurso " Uma aventura literária 2014", promovido pela editorial Caminho, ao nível da modalidade de "critica".
O texto acima divulgado,  foi elaborado por alunas do 2º Ciclo, no âmbito das atividades do Clube de Leitura, em parceria com a Biblioteca Escolar,  depois de lida e discutida a obra de Ana Maria Magalhães  e Isabel Alçada " Viagem ao tempo dos Castelos"

Parabéns aos participantes!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Textos premiados no Concurso de Poesia


3º Ciclo – 1º lugar
Fátima Silvestre, 9º ano, turma A

Boneco
De olhos vidrados
Cabelos desalinhados,
A pele de cal
E um ar pouco formal.

Ninguém apreciava
Suas vestes coloridas
Sem serem cuidadas
Já estavam esbatidas...

Até que, (demorou!)
Um menino o pegou.
Boneco, já feliz
Ficou com o petiz!


1º Ciclo – 1º lugar
Miguel Vieira dos Santos   2º A

O macaco que ri muito
O meu macaco Mico
Gosta de brincar comigo
Brincamos às escondidas
E fazemos partidas
Quando eu estou a chorar
O Mico vem-me animar
O macaco está sempre a rir
E isso faz-me sorrir

À noite ao deitar
Conta-me uma história de embalar
Adormeço antes de ela acabar
Com caças ao tesouro vou sonhar.


1º Ciclo – 2º lugar
Iris Filipa Silva Torres    2º A

Pai
Eu tenho um pai
Que é muito janota
Um dia foi ao Havai
E comprou uma mota.

Pelos campos passou
E muitos países encontraram
Conheceu muitos lugares
Por onde passou
Mas para casa teve de voltar
E de avião voar.



1º Ciclo – 3º lugar 
Joana Rita Lopes , 3º ano, turma B

 A escola 
Eu em junho vou de férias
E a escola vou deixar.
Vou para a praia brincar,
Até me fartar.

Quando chegar das férias,
A professora vou abraçar.
Vou logo trabalhar,
Trabalhar sem parar

No lápis e na borracha,
Eu irei pegar.
E com ele irei trabalhar,
Até me cansar.


sábado, 26 de abril de 2014

Comemorações do 40 º aniversário da revolução de 25 de abril

A Biblioteca Escolar da D. João associou-se às comemorações do 25 de abril promovidas pelo grupo de História.
Na manha do dia 23, as Conversas de Abril, organizadas pela professora Amélia Martins, contaram com a presença da Dra Regina Marques do Movimento Democrático de Mulheres que dialogou com os alunos do 6º e 9º anos acerca do quotidiano de opressão dos tempos do Estado Novo.
Na tarde do mesmo dia, Tributo a Zeca Afonso e ao 25 de abril, organizado pela professora Elisabete Isidoro em parceria com o Clube de Música, a  Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal.






Foram declamados poemas pelos alunos do 8º ano, turma B, reproduzidas canções do reportório popular ou de Zeca Afonso e, ainda, desenvolvida uma palestra com o escritor e poeta antifascista Fernando Miguel Bernardes, que nos falou do seu passado de resistência ao Salazarismo e exortou os jovens a não deixar cair os valores de abril,  de maior democracia e justiça social. 
VIVA O 25 DE ABRIL!

sábado, 22 de março de 2014

Dia Mundial da Poesia




                         Estendal da Poesia (21 de março de 2014).

Da responsabilidade da professora Cecilia Maroco, em articulaçção com a Biblioteca Escolar, foi levantado um estendal de poesia na entrada do bloco central. 
Esta iniciativa teve como tema os 800 anos da Língua Portuguesa, recordando vários autores portugueses, com destaque para Luís Vaz de Camões, "o poeta dos poetas".
Os trabalhos foram realizados por alunos de 7º, 8º e 9º anos.
Parabéns a todos os envolvidos neste projeto.







quinta-feira, 13 de março de 2014

O "regresso" da escritora Manuela Ribeiro na Semana da Leitura da D. João I



No dia 12 de fevereiro, integrado no programa da Semana da Leitura 2014, aconteceu o encontro da turma A do 6 ano, turmas A e B do 7º ano e, ainda, I e J do 1º e 2º anos, com a escritora Manuela Ribeiro.
  Junto do 3º ciclo, a autora suscitou o diálogo em torno a sua obra “Chuteiras voadoras”, cujo tema nos transporta para o universo do desporto e dos negócios escuros que, por vezes, envolvem o fabrico e venda de equipamento.
   No que diz respeito ao 1º ciclo, respondeu a questões dos alunos sobre a sua profissão/atividade e dinamizou a leitura de alguns dos poemas de “ Uma letra, mil palavras”.
Aos alunos do 2º e 3º ciclo, a escritora deixou um desafio, ou seja, completar, em forma de verso, a última frase das “Chuteiras Voadoras”:
                       - O tempo estava chuvoso
                          E o Nuno, todo ranhoso,
                          Mostrou-nos umas revistas.
   O verso ou pequeno texto mais original, ganhará, como prémio, um livro da autora.





quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Encontro com Ana Cristina Luz

O Agrupamento de Escolas D. João I recebeu hoje a escritora Ana Cristina Luz que, no âmbito do Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, falou aos 6º anos, da figura de Aristides de Sousa Mendes.
Este diplomata teve um lugar notável da nossa história. Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, quando da invasão da França pela Alemanha nazi, concedeu cerca de 30 mil vistos de entrada em Portugal, a judeus e a outras minorias, em desobediência a Salazar, salvando dezenas de milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial. Este gesto ditou a sua desgraça e a da sua família. Morreu sozinho, na mais profunda miséria. Como se o castigo dado pelo regime fascista não fosse suficiente, o seu nome foi votado o esquecimento durante décadas.
Tratou-se de um momento para informar os mais jovens e avivar a memória dos mais velhos.









quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ecoescovão na BE


   Por iniciativa dos professores responsáveis pelo Projeto de Educação para a Saúde, encontra-se à tua disposição, na Biblioteca Escolar, um Ecoescovão, ou seja, um recipiente para recolher as tuas escovas de dentes usadas.
    As escovas de dentes devem ser mudadas a cada três meses, pelo que, através deste processo, os seus materiais poderão ser reciclados e servirem de base a novos produtos, tornando-se, desta forma, um objecto mais amigo do ambiente.

Contamos com a tua colaboração!


Para mais  informações, contactar a professora Maria José Martins ou o professor Paulo Capelo ou observar o video que aqui disponibilizamos
:

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Encontro com a escritora Manuela Ribeiro

No dia 21 de janeiro do corrente ano, as turmas A do 2º ano, H do 4º ano, 2/3º K e, ainda, H do 4º ano, estiveram presentes num encontro com a escritora Manuela Ribeiro.
Este encontro foi proposto e organizado pela Biblioteca Municipal, em colaboração com a Biblioteca Escolar e as professoras titulares das turmas referidas.
A autora apresentou o seu livro “Uma Letra, Mil Palavras”, conjunto de poemas já trabalhados nas aulas, o que permitiu aos alunos desenvolverem algumas competências:
·        - Enriquecerem o vocabulário;
·        - Identificarem a parte de que mais gostaram da história e fazerem a sua ilustração;
·        - Escreverem pequenas frases sobre a história ouvida;
 -       - Identificarem em todos os poemas as palavras que rimavam.



·       
 Este encontro correspondeu às expectativas dos alunos, situação comprovada pelo interesse e participação dos mesmos na atividade.
 A escritora manteve com eles um constante diálogo, cativando sempre a sua atenção, respondendo às questões colocadas e observando, com nítida satisfação os desenhos produzidos pelos alunos.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014



No dia 13 de janeiro, no Agrupamento de Escolas D. João I, foi realizada uma Ação de Formação /Sensibilização para a defesa dos direitos de autor, promovida pela IGAC (Inspeção Geral das Atividades Culturais), junto do 5º ano, turma B, no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania.
Os alunos foram informados sobre sobre as diferentes profissões que são protegidas pelos direitos de autor e alertados para o desrespeito por estes mesmos direitos, decorrentes de atos de plagio ou de  pirataria.
 A proteção conferida pelo Direito de Autor é reconhecida em todos os países da União Europeia  e encontra-se consagrada na Constituição da República Portuguesa.
   Os alunos do 5º B realizaram, ainda,  pequenas composições e desenhos e foram "convidados" a defender os seus direitos como autores face à atuação de um "pirata", sendo levados a compreender, como  na prática, estes podem ser desrespeitados.
Alem da boa informação avançada, foi muito divertido! 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014


O Agrupamento de Escolas D. João I vai receber a escritora Manuela Ribeiro, no próximo dia 21 de janeiro, em quatro sessões realizadas junto de alunos do 1º Ciclo.

Natural de Caldas da Rainha, Maria Manuela Saraiva Dias Ribeiro é licenciada em Estudos Germanícos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 

Exerce a docência desde 1991, tendo passado por diversas escolas. E, desde 1995, é Professora  na Escola E.B. 2/3 Guilherme Stephens, na Marinha Grande, leccionando as disciplinas de Português (2.º Ciclo) e Inglês (2.º e 3.º Ciclos). 
É autora de diversos livros para a adolescência e juventude, com destaque para a colecção Aventuras de Miguel e Ricardo, já com dez títulos editados e alguns reeditados.


A. OBRAS PUBLICADAS

1 – Um Rapto em Londres, 1998 (4.ª Edição – Textiverso)
(Obra seleccionada para as Olimpíadas da  Leitura 1998) 
2 – O Assalto à Quinta, 1999 (2.ª Edição - Âmbar)
3 – Operação Marmelada, 2000 (2.ª Edição - Âmbar)
4 – Um Mistério Até ao Fim, 2001 (Âmbar)
5 – O Ladrão da Casa da Música, 2001 (Âmbar)
6 – Pozinhos de Espirrar, 2002 (Âmbar)
7 – Chuteiras Voadoras, 2003 (Âmbar)
8 – O Cantor Careca, 2004 (Âmbar)
9 – O Código Turquesa, 2006 (Âmbar)
10 – O Enigma dos Sacos Trocados, 2009 (Âmbar)




Uma Letra, Mil Palavras será a obra estudado pelo nossos meninos.

"As letras puseram-se a brincar entre si e então aconteceu uma coisa nunca vista: surgiu um imenso mar de palavras no qual convivem agora alegremente um relógio avariado, um jacaré acrobata, uma formiga apressada, um pente desdentado, um rato astronauta..."

sábado, 4 de janeiro de 2014

A Revolução Republicana na Moita” 


Esta exposição divulga alguns dos acontecimentos político-sociais mais marcantes na história local do concelho da Moita, entre os anos de 1908 e 1913 e está disponível para ser visitada no bloco central da Escola D. João I, de 6 a 15 de janeiro.


A primeira parte da exposição – “A Moita no Período Anterior à República” (1908-1910) – faz uma abordagem da vida económica, política e social deste concelho. A segunda parte – “A Moita e a Revolução Republicana” (1910-1913) – aborda a ação armada e a implantação da República, a administração municipal, o sentimento anti-clerical dos republicanos, os problemas que mais afetaram a instrução no concelho da Moita, a luta das classes trabalhadoras es eleições de 1913.