O "mundo" da Biblioteca

O "mundo" da Biblioteca

Cartaz da Semana da Leitura

Semana da Leitura 2017

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Encontro com Ana Cristina Luz

O Agrupamento de Escolas D. João I recebeu hoje a escritora Ana Cristina Luz que, no âmbito do Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, falou aos 6º anos, da figura de Aristides de Sousa Mendes.
Este diplomata teve um lugar notável da nossa história. Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, quando da invasão da França pela Alemanha nazi, concedeu cerca de 30 mil vistos de entrada em Portugal, a judeus e a outras minorias, em desobediência a Salazar, salvando dezenas de milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial. Este gesto ditou a sua desgraça e a da sua família. Morreu sozinho, na mais profunda miséria. Como se o castigo dado pelo regime fascista não fosse suficiente, o seu nome foi votado o esquecimento durante décadas.
Tratou-se de um momento para informar os mais jovens e avivar a memória dos mais velhos.









quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ecoescovão na BE


   Por iniciativa dos professores responsáveis pelo Projeto de Educação para a Saúde, encontra-se à tua disposição, na Biblioteca Escolar, um Ecoescovão, ou seja, um recipiente para recolher as tuas escovas de dentes usadas.
    As escovas de dentes devem ser mudadas a cada três meses, pelo que, através deste processo, os seus materiais poderão ser reciclados e servirem de base a novos produtos, tornando-se, desta forma, um objecto mais amigo do ambiente.

Contamos com a tua colaboração!


Para mais  informações, contactar a professora Maria José Martins ou o professor Paulo Capelo ou observar o video que aqui disponibilizamos
:

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Encontro com a escritora Manuela Ribeiro

No dia 21 de janeiro do corrente ano, as turmas A do 2º ano, H do 4º ano, 2/3º K e, ainda, H do 4º ano, estiveram presentes num encontro com a escritora Manuela Ribeiro.
Este encontro foi proposto e organizado pela Biblioteca Municipal, em colaboração com a Biblioteca Escolar e as professoras titulares das turmas referidas.
A autora apresentou o seu livro “Uma Letra, Mil Palavras”, conjunto de poemas já trabalhados nas aulas, o que permitiu aos alunos desenvolverem algumas competências:
·        - Enriquecerem o vocabulário;
·        - Identificarem a parte de que mais gostaram da história e fazerem a sua ilustração;
·        - Escreverem pequenas frases sobre a história ouvida;
 -       - Identificarem em todos os poemas as palavras que rimavam.



·       
 Este encontro correspondeu às expectativas dos alunos, situação comprovada pelo interesse e participação dos mesmos na atividade.
 A escritora manteve com eles um constante diálogo, cativando sempre a sua atenção, respondendo às questões colocadas e observando, com nítida satisfação os desenhos produzidos pelos alunos.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014



No dia 13 de janeiro, no Agrupamento de Escolas D. João I, foi realizada uma Ação de Formação /Sensibilização para a defesa dos direitos de autor, promovida pela IGAC (Inspeção Geral das Atividades Culturais), junto do 5º ano, turma B, no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania.
Os alunos foram informados sobre sobre as diferentes profissões que são protegidas pelos direitos de autor e alertados para o desrespeito por estes mesmos direitos, decorrentes de atos de plagio ou de  pirataria.
 A proteção conferida pelo Direito de Autor é reconhecida em todos os países da União Europeia  e encontra-se consagrada na Constituição da República Portuguesa.
   Os alunos do 5º B realizaram, ainda,  pequenas composições e desenhos e foram "convidados" a defender os seus direitos como autores face à atuação de um "pirata", sendo levados a compreender, como  na prática, estes podem ser desrespeitados.
Alem da boa informação avançada, foi muito divertido! 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014


O Agrupamento de Escolas D. João I vai receber a escritora Manuela Ribeiro, no próximo dia 21 de janeiro, em quatro sessões realizadas junto de alunos do 1º Ciclo.

Natural de Caldas da Rainha, Maria Manuela Saraiva Dias Ribeiro é licenciada em Estudos Germanícos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 

Exerce a docência desde 1991, tendo passado por diversas escolas. E, desde 1995, é Professora  na Escola E.B. 2/3 Guilherme Stephens, na Marinha Grande, leccionando as disciplinas de Português (2.º Ciclo) e Inglês (2.º e 3.º Ciclos). 
É autora de diversos livros para a adolescência e juventude, com destaque para a colecção Aventuras de Miguel e Ricardo, já com dez títulos editados e alguns reeditados.


A. OBRAS PUBLICADAS

1 – Um Rapto em Londres, 1998 (4.ª Edição – Textiverso)
(Obra seleccionada para as Olimpíadas da  Leitura 1998) 
2 – O Assalto à Quinta, 1999 (2.ª Edição - Âmbar)
3 – Operação Marmelada, 2000 (2.ª Edição - Âmbar)
4 – Um Mistério Até ao Fim, 2001 (Âmbar)
5 – O Ladrão da Casa da Música, 2001 (Âmbar)
6 – Pozinhos de Espirrar, 2002 (Âmbar)
7 – Chuteiras Voadoras, 2003 (Âmbar)
8 – O Cantor Careca, 2004 (Âmbar)
9 – O Código Turquesa, 2006 (Âmbar)
10 – O Enigma dos Sacos Trocados, 2009 (Âmbar)




Uma Letra, Mil Palavras será a obra estudado pelo nossos meninos.

"As letras puseram-se a brincar entre si e então aconteceu uma coisa nunca vista: surgiu um imenso mar de palavras no qual convivem agora alegremente um relógio avariado, um jacaré acrobata, uma formiga apressada, um pente desdentado, um rato astronauta..."

sábado, 4 de janeiro de 2014

A Revolução Republicana na Moita” 


Esta exposição divulga alguns dos acontecimentos político-sociais mais marcantes na história local do concelho da Moita, entre os anos de 1908 e 1913 e está disponível para ser visitada no bloco central da Escola D. João I, de 6 a 15 de janeiro.


A primeira parte da exposição – “A Moita no Período Anterior à República” (1908-1910) – faz uma abordagem da vida económica, política e social deste concelho. A segunda parte – “A Moita e a Revolução Republicana” (1910-1913) – aborda a ação armada e a implantação da República, a administração municipal, o sentimento anti-clerical dos republicanos, os problemas que mais afetaram a instrução no concelho da Moita, a luta das classes trabalhadoras es eleições de 1913.