O "mundo" da Biblioteca

O "mundo" da Biblioteca

Cartaz da Semana da Leitura

Semana da Leitura 2017

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O Eco que nos deixou...

Umberto Eco (1932-2016) foi um escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de Ciências Humanas na Universidade de Bolonha.
Foi o autor da obra " O Nome da Rosa", entre muitas outras.
Sobre as Bibliotecas também Eco se pronunciou:

"Um dos mal-entendidos que dominam a noção de biblioteca é o facto de se pensar que se vai à biblioteca pedir um livro cujo título se conhece. Na verdade acontece muitas vezes ir-se à biblioteca porque se quer um livro cujo título se conhece, mas a principal função da biblioteca, pelo menos a função da biblioteca da minha casa ou da de qualquer amigo que possamos ir visitar, é de descobrir livros de cuja existência não se suspeitava e que, todavia, se revelam extremamente importantes para nós".

" A função ideal de uma biblioteca é de ser um pouco como a loja de um alfarrabista, algo onde se podem fazer verdadeiros achados e esta função só pode ser permitida por meio do livre acesso aos corredores das estantes."

Umberto Eco, A Biblioteca (1998)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

100 anos da Teoria da Relatividade

No mês de novembro passado completaram-se 100 anos de um raro momento de realização vivido por Albert Einstein (1879-1955). Em 25 de novembro de 1915, ele subiu ao palco da Academia de Ciências da Prússia e declarou ter concluído a exaustiva incursão de uma década em busca de um entendimento novo e mais profundo da gravidade: a Teoria da Relatividade Geral.
Tratava-se de uma da nova e radical visão das interações entre o espaço, o tempo, a matéria, a energia e a gravidade, feito reconhecido como uma das maiores conquistas intelectuais da humanidade. O que era visto como uma descrição exótica da gravidade se tornou um instrumento essencial da ciência que deu sentido a uma ampla gama de questões, como a origem do universo, a estrutura dos buracos negros e a unificação das forças da natureza. E possibilitou a realização de avanços concretos, como a busca por planetas extrassolares, a determinação da massa de galáxias distantes e até mesmo o desenvolvimento de sistemas de GPS de automóveis.
( Texto de Brian Greene)


Para comemorar esta data, o Grupo de Físico-Química e de História, em articulação com a Biblioteca Escolar, partilharam um pequeno projeto de levantamento de frases e pensamentos de Einstein, quer sobre a sua vida particular, quer sobre os seus conhecimentos, como uma forma de despertar o interesse dos mais novos para essa personalidade ímpar do mundo da ciência e para os seus contributos para a evolução tecnológica e científica. Os trabalhos foram orientados pelos professores Marina Rodrigues, Helena Basílio e Ricardo Presumido, junto dos alunos do 9º ano.