O "mundo" da Biblioteca

O "mundo" da Biblioteca

Cartaz da Semana da Leitura

Semana da Leitura 2017

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Feliz Natal

A equipa da Biblioteca Escolar, professores colaboradores e alunos monitores, desejam a todos os alunos e comunidade educativa em geral um Feliz Natal e um 2013 cheio de energia, novas ideias e alguma esperança.

História Antiga

Era uma vez, lá na Judeia, um rei.

Feio bicho, de resto:

Uma cara de burro sem cabresto

E duas grandes tranças.

A gente olhava, reparava e via

Que naquela figura não havia

Olhos de quem gosta de crianças.
E, na verdade, assim acontecia.

Porque um dia,

O malvado,

Só por ter o poder de quem é rei

Por não ter coração,

Sem mais nem menos,

Mandou matar quantos eram pequenos

Nas cidades e aldeias da nação.
Mas, por acaso ou milagre, aconteceu

Que, num burrinho pela areia fora,

Fugiu

Daquelas mãos de sangue um pequenito

Que o vivo sol da vida acarinhou;

E bastou

Esse palmo de sonho

Para encher este mundo de alegria;

Para crescer, ser Deus;

E meter no inferno o tal das tranças,

Só porque ele não gostava de crianças.
Miguel Torga

sábado, 3 de novembro de 2012

Comemoração do Dia Mundial da Terceira Idade

O Dia Mundial da Terceira Idade foi proclamado pelas Nações Unidas como forma de chamar a atenção do Mundo para a situação financeira, social e afetiva em que se vivem muitos idosos.
 Sabias que apenas uma pequena parte da população idosa possui rendimentos suficientes para levar uma existência minimamente aceitável? 
Muitos são abandonados em lares e esquecidos pelas suas famílias, outros não possuem condições económicas para se alimentarem de forma equilibrada, nem para aceder a cuidados médicos. Em Portugal a população está a envelhecer rapidamente, pelo que é necessário preparar o país para essa eventualidade, sensibilizando as novas gerações para a proteção dos mais velhos.
Foi com esse obejtivo que os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), orientados pela professora Maria da Conceição Borges e com a colaboração da Biblioteca Escolar da D. João I, elaboram este painel, formado por centenas de rostos (anónimos e, também, mais  conhecidos do grande público), de gente que enfrenta a terceira idade como mais uma etapa de uma vida,  que se deseja o mais feliz possível.



Um conto tradicional que se mantém, ainda hoje, atual:
Conta-se que, há muitos anos, numa terra longínqua, sempre que alguém atingia uma idade avançada, o seu filho entregava-lhe um cobertor e abandonava-o num monte, onde ficava a aguardar a morte. Certo dia, um idoso, ao chegar a sua vez de ser deixado no referido monte, devolveu o cobertor ao filho, dizendo-lhe: "fica com ele, assim já terás dois cobertores para te aqueceres quando também chegar a tua vez de para aqui vires". Só então o filho se apercebeu de quão terrível era aquele costume e trouxe o pai de volta ao seio familiar.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Oficina Alice Vieira

 A equipa da Biblioteca Escolar, em articulação com o grupo disciplinar de Português,  está a desenvolver uma Oficina de Leitura e Escrita Criativa dedicada à autora Alice Viera que visita o nosso Agrupamento Escolar em 2013.
 Neste projeto estão envolvidas as turmas do 5º A e D e, ainda, 7º B e D  que, num conjunto de sessões que se irão prolongar até fevereiro, poderão conhecer melhor a autora, as suas obras e preparar a receção à mesma.


"Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, actualmente editados na Caminho, cerca de três dezenas de títulos. Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional"
Texto acedido em 12 de outubro de 2012 e disponível em: http://alicevieira.net/biografia/biografia.htm


Prémios alcançados pela autora:

1979 |Prémio de Literatura Ano Internacional da Criança com o livro Rosa, Minha Irmã Rosa.
1983 | Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil com o livro Este Rei Que Eu Escolhi.
1994 | Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças (ilustração)
2002 | Prémio Nacional de Ilustração IPLB/APPLIJ (ilustração)
2007 | Dois Corpos Tombando na Água, Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho
2008 | Prémio Nacional de Ilustração 2008 atribuído pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas ao livro A Charada da Bicharada (Texto Editores, 2008)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Receção aos alunos do 5º ano na Biblioteca Escolar da D. JoãoI

Os alunos do 5º ano, turmas A, B, C , D e E - acompanhados por professores e alguns encarregados de educação - ,  foram recebidos na Biblioteca Escolar, pelo professor bibliotecário no passado dia 14  de setembro.





  Para a maioria dos alunos o espaço da BE já lhe é familiar, decorrente de  várias atividades e horas do conto  realizadas em articulação com o 1º Ciclo, pelo que foram informados das regras de funcionamento da Biblioteca - utilização e requisição de materais e equipamentos -, sendo convidados a escrever uma frase ou pequeno texto sobre a Leitura e as Bibliotecas.

              A todos, Professores, Alunos, Encarregados de educação/Famílias, Operacionais de Ação eEducativa, desejamos... BOM ANO LETIVO e BOAS LEITURAS.



sábado, 1 de setembro de 2012

Novo ano letivo

   

Há novidades na Escola!
O arranque do novo ano letivo está marcado para o dia 14 de setembro. Mas quando voltares à Escola, vais encontrar algumas mudanças


Novidades para o novo ano letivo
- Desaparece o estudo Acompanhado e a Formação Cívica;

- A disciplina de EV e ET são lecionadas separadamente no 2º Ciclo.
- As disciplinas de História, Geografia, Ciências Naturais e CFQ vão reforçar a sua carga horária no 3º Ciclo
- No final de cada ciclo de estudos mantêm-se os exames a Língua Portuguesa e Matemática.

Dicas para se ter sucesso na escola
- Estar atento nas aulas

- Tirar notas

- Rever todos os dias em casa a matéria dada nas aulas

- Fazer resumos

- Resolver fichas sobre a matéria

- Colocar questões na aula até se perceber a matéria

- Ter um local próprio para estudar

- Estudar pouco a pouco desde o principio do ano

-
Aproveitar o tempo livre para relaxar e praticar desporto

Ler em voz alta
Porque é que dá resultado?

Muitos de nós temos uma melhor memória auditiva do que visual. Logo, fixámos melhor o que ouvimos do que o que vemos. Mesmo que estejamos a ouvir a nossa própria voz! Já reparaste como é fácil para ti decorares, por exemplo, uma letra de uma canção é menos provável ficares aborrecido e sonolento.