O "mundo" da Biblioteca

O "mundo" da Biblioteca

Cartaz da Semana da Leitura

Semana da Leitura 2017

quarta-feira, 18 de maio de 2016

BD na BE

SABIAS QUE:
- A primeira BD, em Portugal, tem a data de 1744. Trata-se de um painel de azulejos (”O Padrão do Senhor Roubado”), situado em Lisboa.
- Em 1921 é publicada a primeira revista infantil de BD 100 % portuguesa chamada ABC-zinho.
- Foi Raphael Bordallo Pinheiro (1846-1905) que criou grandes “figuras” de BD, entre elas o famoso Zé PovinhoEle critica os problemas sociais, políticos e económicos do país com alguma revolta, mas acaba por pouco ou nada fazer para alterar a situação.
- A revista Faísca (1943-1944) permitiu o contacto com alguns super heróis americanos mas… em 1953, a censura proibiu o Super-Homem, o Tarzan e o Capitão Marvel.
- Foi nos anos 60 de século XX que a BD ganhou grande importância em Portugal. Surgem as revistas: O Mosquito, Zorro, Cavaleiro Andante, Mundo de Aventuras, com os "livros de cowboys", o Tarzan ou, ainda,  oTintin, de origem belga, (conhecida pelas “histórias aos quadradinhos”).
 - As revistas Disney surgem como tentativa de fazer renascer as revistas de BD com as personagens:Mickey Mouse, Pateta,Tio Patinhas, Pato Donald, Tico e Teco entre outros.
- De origem argentina temos a personagem Mafalda.
- Surgem também as personagens Astérix e Obélix, de origem francesa.
- A personagem Lucky Luke é de produção franco-belga.

 No que diz respeito à leitura,  a banda desenhada pode ser utilizada como um material didático para desenvolver as competências nos alunos a este nível, aproveitando as suas experiências de leitura.
- estimular  a partilha das  suas experiências de leitura no âmbito da banda desenhada com o resto da turma, trazendo para a aula os álbuns que lêem habitualmente e falando deles para os seus colegas e professor;
- relacionar as informações veiculadas pelas histórias de banda desenhada estudadas na aula com conhecimentos adquiridos noutras disciplinas
-  Proceder à dramatização de uma história de banda desenhada ou organizar debates em torno de temas tratados ou parodiados por ela.

                                              Sugestões da professora de Português: Sónia Modesto.



quinta-feira, 12 de maio de 2016

Atividades de articulação curricular

    No passado dia 11 de maio, na Biblioteca Escolar, decorreram duas sessões/atividades de diferente cariz e dirigidas, também a um público diferente.
   No âmbito da parceria entre a Raiz Editora (representado pelo seu delegado Edgar Silva), o grupo de História e a Biblioteca Escolar, realizou-se um jogo didático interativo sobre a temática do Estado Novo e do 25 de Abril. Dividido em grupos, os alunos do 6º ano, turma A foram respondendo as questões colocadas num jogo em suporte digital, consolidando alguns conhecimentos e/ou aprendendo um pouco mais sobre a História relativamente recente do nosso país.

O jogo interativo
O dinamizador do jogo: Edgar Silva da Raiz Editora
O grupo de alunos vencedores
   

     Já no que diz respeito à segunda atividade, esta foi resultado da articulação entre diferentes ciclos e no âmbito da Matemática. O professor Eduardo Fernandes dinamizou uma sessão de sensibilização para a geometria junto dos alunos do Pré-escolar. As medidas e instrumentos de medição, para além das principais figuras geométricas foram divulgadas junto dos mais jovens, procurando abrir-lhes as portas para o mundo extraordinário das diferentes formas com que é composto o nosso universo.



quarta-feira, 11 de maio de 2016

Concurso Nacional de Leitura

   A Biblioteca Municipal de Sines, valência do Centro de Artes de Sines, organizou no dia 11 de maio a fase distrital da 10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
O Centro de Artes de Sines recebeu os melhores leitores apurados na 1.ª fase em cada uma das escolas do distrito da Setúbal, num total de 132 alunos (91 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e 41 alunos do ensino secundário).
    O Agrupamento de Escolas D. João I esteve representado pelos alunos Vasco Paisana do 7º A, Francisca Matias  do 8º A e Ivo Matoso do 8º B.
   Foi com muita satisfação que verificamos que dois dos nossos alunos – A Francisca e o Ivo-,  integraram o grupo dos cinco melhores, tendo saído como grande vencedor o Ivo Matoso,  a quem deixamos os nossos mais sinceros  parabéns.





O vencedor: Ivo Matoso (8ºB)

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Dia da Europa na Biblioteca Escolar

 Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Em 1950, Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, defendeu uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma nova guerra
    A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia  teve início com a proposta de Schuman.
  Atualmente, a União Europeia é composta por 28 Estados-membros, sendo que o alargamento ainda não terminou, com os pedidos de integração da Ucrânia ou da Turquia.
   O nosso Agrupamento Escolar comemorou este dia com uma exposição de trabalhos dos alunos de Geografia do 7º ano e com a resposta a questionário produzido pela Biblioteca.
A exposição composta pelas várias bandeiras dos países da União Europeia (recordando os sucessivos alargamentos) e, ainda, por materiais informativos oferecidos pelas Embaixadas dos respetivos países, pode ser visitada até 20 de maio na Biblioteca Escolar.







i