O "mundo" da Biblioteca

O "mundo" da Biblioteca

Cartaz da Semana da Leitura

Semana da Leitura 2017

quarta-feira, 18 de maio de 2016

BD na BE

SABIAS QUE:
- A primeira BD, em Portugal, tem a data de 1744. Trata-se de um painel de azulejos (”O Padrão do Senhor Roubado”), situado em Lisboa.
- Em 1921 é publicada a primeira revista infantil de BD 100 % portuguesa chamada ABC-zinho.
- Foi Raphael Bordallo Pinheiro (1846-1905) que criou grandes “figuras” de BD, entre elas o famoso Zé PovinhoEle critica os problemas sociais, políticos e económicos do país com alguma revolta, mas acaba por pouco ou nada fazer para alterar a situação.
- A revista Faísca (1943-1944) permitiu o contacto com alguns super heróis americanos mas… em 1953, a censura proibiu o Super-Homem, o Tarzan e o Capitão Marvel.
- Foi nos anos 60 de século XX que a BD ganhou grande importância em Portugal. Surgem as revistas: O Mosquito, Zorro, Cavaleiro Andante, Mundo de Aventuras, com os "livros de cowboys", o Tarzan ou, ainda,  oTintin, de origem belga, (conhecida pelas “histórias aos quadradinhos”).
 - As revistas Disney surgem como tentativa de fazer renascer as revistas de BD com as personagens:Mickey Mouse, Pateta,Tio Patinhas, Pato Donald, Tico e Teco entre outros.
- De origem argentina temos a personagem Mafalda.
- Surgem também as personagens Astérix e Obélix, de origem francesa.
- A personagem Lucky Luke é de produção franco-belga.

 No que diz respeito à leitura,  a banda desenhada pode ser utilizada como um material didático para desenvolver as competências nos alunos a este nível, aproveitando as suas experiências de leitura.
- estimular  a partilha das  suas experiências de leitura no âmbito da banda desenhada com o resto da turma, trazendo para a aula os álbuns que lêem habitualmente e falando deles para os seus colegas e professor;
- relacionar as informações veiculadas pelas histórias de banda desenhada estudadas na aula com conhecimentos adquiridos noutras disciplinas
-  Proceder à dramatização de uma história de banda desenhada ou organizar debates em torno de temas tratados ou parodiados por ela.

                                              Sugestões da professora de Português: Sónia Modesto.



Sem comentários: