O "mundo" da Biblioteca

O "mundo" da Biblioteca

Cartaz da Semana da Leitura

Semana da Leitura 2017

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Exposição na BE -escrita hieroglífica.


Os Hieróglifos podem ser definidos como uma forma de escrita sagrada, e era dominada apenas por pessoas que tinham o poder sobre a população, como: sacerdotes, membros da realeza e escribas. Somente esses tinham o conhecimento de ler e escrever essa escrita sagrada.
O maior uso dessa forma de escrita aconteceu com o povo egípcio, que usou a escrita hieroglífica durante um período de 3500 anos. Durante todo esse tempo os hieróglifos continham cerca 6900 sinais (que seriam o alfabeto hoje em dia), e essa quantidade de sinais foi o que fez este tipo de escrita desaparecer, pois se torna quase impossível decifrar tantos códigos. 
Os alunos do 7º ano de História, orientados pela professora Paula Miranda, tentaram reproduzir, de diferentes formas, este complexo código, escrevendo o seu nome em “egípcio”, utilizando como suporte o papiro, o papel ou a argila.
Assim se aprende de forma lúdica.

Exposição na Biblioteca até aos princípios do mês de janeiro









segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Dia das Bruxas

    De origem inglesa, o dia das bruxas ou Halloween é uma festa popularmente conhecida nos Estados Unidos, Canadá e Irlanda, caracterizando as crenças culturais dessas regiões. Sua data específica é o dia 31 de outubro.
  O  Agrupamento de Escolas D. João I também tem vindo a aderir a esta tradição, sobretudo,  para mostrar um pouco da cultura inglesa, bem como para consolidar conhecimentos relativos à  língua estudada, fazendo com que os alunos a pratiquem e fixem os conteúdos abordados de uma forma divertida.
   Eis alguns dos trabalhos elaborados pelos alunos no âmbito da disciplina de Inglês e que decoraram o Pavilhão Central e a Biblioteca Escolar







   


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Encontro com escritor


     O Agrupamento de Escolas D. João I, em articulação com a Biblioteca Municipal, recebeu a escritora Manuela Ribeiro, no passado dia 27 de outubro
   Neste encontro estiveram envolvidos os alunos do Pré-Escolar da Escola Básica nº 4 , do 2º ano, turmas J e E e, ainda, as turmas do 5º ano, D e E.
   As sessões do Pré-Escolar e 1º Ciclo tiveram como ponto de partida o conto“ Uma dia cá dos meus”, abordando a rotina diária das crianças, mas foram lidas outras histórias da autora, que suscitaram a curiosidade e a atenção dos mais pequenos.
   No caso do 2º Ciclo, a obra trabalhada foi “ O Assalto à quinta”, em que se recorda momentos da infância, num enredo a que acresce o suspense decorrente de um roubo ou assalto a uma exploração agrícola.
   O encontro com a autora foi mais uma oportunidade para, junto dos alunos, incentivar o gosto pela leitura e pela escrita, bem como a criatividade e a imaginação, revelada entretanto nos textos e desenhos elaborados.


   


quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Clube de Leitura



   O Clube de Leitura iniciou a sua atividade  no passado dia 12 de outubro, sob a orientação da professora Vanda Mano. 
 Foi proposto aos participantes que elaborassem um pequeno texto sobre a importância da leitura e/ou dos livros e utilizassem o serviço de SMS para os enviar.
                                                    
 Eis o resultado: 

Gosto muito da leitura, porque com ela podemos sentir muitas emoções.
                                                  Inês Guerreiro, 6º A
                                
   Ler ajuda-me a crescer..
                                              Duarte Alface , 7º A

   Ler é o que nos dá as vitaminas da curiosidade. Todos as temos, mas precisamos de as despertar, lendo! Ler é divertido e ajuda-nos a aprender.
                                              João Pedro 7º A

   A leitura é como um barco…só temos de saber remar e guiá-lo para outros mundos, sem sair do lugar onde estamos.
                                            Margarida, 5º A

   Ler permite pensar e sonhar por uma cabeça alheia sem nunca perdermos a nossa.
                                              Alexandra 6º A

   Quando estamos a ler, desvendamos mundos novos através das histórias e parece que as estamos a viver.
                                              Carolina, 6º A

   Se não souberes ler, o que fazes? É preciso ler para aprender. É preciso ler para escrever. Preciso de ler para estudar e para estudar preciso de ler.
                                              Margarida, 6º A

   Para mim, ler é aprender, porque ao lermos adquirimos mais vocabulário. Eu gosto muito de ler.
                                                Adriana, 7º A

   Para mim, a leitura é uma forma de teleporte para um outro mundo, no qual a minha realidade é a das personagens.
                                         Inês Guerreiro, 7º A

A leitura é uma cura.
                                               Vanessa, 6º A

Noticias da ecologia...



    Com o intuito de desenvolver a consciência  ambiental nos jovens e da restante comunidade escolar, o grupo de Ciências Naturais da Escola Básica  D. João I, vai desenvolver durante este ano letivo o projeto "Notícias Ecológicas"
    Ao longo do ano as diferentes turmas de 8º ano vão ser responsáveis por esse painel e aí expor as suas maiores preocupações e esperanças acerca do assunto.

          Excerto do texto de um dos painéis de autoria do 8º A:

"Infelizmente o nosso planeta é assolado por vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas. Estes problemas afetam a fauna, flora, solo, oceanos, ar, ...

O desequilíbrio na harmonia entre o homem e a natureza foi agudizado pelo crescimento industrial. Para que este seja ultrapassado  é  necessário o  conhecimento sobre os fatores que degradam o meio ambiente para propor formas de contribuir para a sua preservação."


















quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Encontro com o escritor Helder Martins



No dia 19 de outubro a turma B do 7º ano, teve a oportunidade de se reencontrar com o escritor Helder Martins na Biblioteca Escolar.
O pretexto deste encontro foi o lançamento do seu novo livro " Asa da Consequência", onde o escritor continua a apostar na literatura do fantástico, mostrando que a imaginação não tem limites e o real se pode misturar com o maravilhoso e, ainda assim,  nos encantar.
O autor falou da evolução das personagens (já conhecidas da sua anterior narrativa), leu algumas passagens do seu livro e respondeu a  perguntas dos alunos relativas ao processo de escrita. 
Este encontro foi, sobretudo, o retomar de um contacto com o autor no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, forma de criar novas pontes para a Semana da Leitura, no final de março, com atividades a desenvolver a partir de textos da sua mais recente obra.
Ao jovem autor desejamos muitas felicidades e continuação de bom trabalho.


terça-feira, 18 de outubro de 2016

Dia da Alimentação - atividade com o Pré-Escolar


A Handa é uma menina que decide juntar no seu cesto sete frutas deliciosas para fazer uma
surpresa à sua amiga Akeyo. Mas no caminho a Handa passa por muitos animais, e as frutas têm um ar muito convidativo...
Quando chega junto da amiga e poisa o cesto, quem tem uma grande surpresa é a Handa!

Uma simples mas cativante história com belíssimas ilustrações que nos transporta até ao continente africano através das cores, dos animais e dos frutos exóticos. 
Os meninos do Pré-Escolar da Escola EB5 da Baixa da Banheira tiveram a oportunidade de ver e ouvir esta história na Biblioteca Escolar. 
O tema a desenvolver foi a alimentação, mais concretamente a importância da fruta nas nossas refeições. Dos frutos do outono, os meninos levaram para a sua escola umas uvas, para poderem saborear ao lanche.

                                      Bom apetite, também, para a próximas leituras!

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Encontro com o escritor Heitor Lourenço

No passado dia 2 de Junho, o autor Heitor Lourenço, apesar da azáfama decorrente da sua atividade como ator, aceitou o convite da Biblioteca Escolar D. João I e veio ao encontro dos nossos alunos do 7º A, 8º A e 8º C.
    Heitor Miguel Gomes Lourenço, nascido em Lisboa a 7 de agosto de 1967, trabalhou em teatros de norte ao sul do país, destacando-se o Teatro D. Maria I, figurando no seu currículo um elevado número de peças teatrais, mas também, a participação em filmes e programas de televisão.
    Escreveu as obras O Triângulo das Portas e Histórias da Dona Esperança (Plátano Editora) a partir de 2007. Foi sobre estas obras, entretanto trabalhadas em sala de aula, que se debruçou o autor, referindo-se às mesmas como fruto da sua experiência de vida e, ainda, como escritor.
    Os alunos das turmas envolvidas apresentaram trabalhos em forma de cartazes, desenhos e de maquetes, inspirados nas duas obras, explorando o universo de imaginação e de sonho que as mesmas suscitam.
   Heitor Lourenço esteve atento à apresentação desses trabalhos e foi dialogando com os alunos acerca da importância de manterem vivos os seus “sonhos”, não os deixando cair ao longo da vida, embora sem perder a noção que são sempre fruto de muito esforço. No seu entender, todos temos um “ pincel mágico” (alusão a um dos contos que integram a obra Histórias da Dona Esperança), ou seja, a capacidade de colocar em prática os nossos mais profundos desejos pessoais, desde que lutemos para os concretizar.
    A presença dos autores na Escola, tem como objetivo perceber a sua influência na vida real, através das palavras. Um escritor muda a forma das pessoas verem as coisas, acrescentando-lhe novas perspetivas, suscitando no leitor, a imaginação e criatividade que pode aplicar ao mundo real.
   Pensamos que o encontro com Heitor Lourenço, alcançou esse objectivo, sobretudo atendendo ao facto dos alunos terem estado atentos, mostrarem-se participativos, saindo visivelmente satisfeitos no final das sessões realizadas.
    Um agradecimento às professoras de Português Cecília Maroco e Manuela Pedro e, ainda, ao professor Pedro Lourenço (que não pode estar presente, mas que trabalhou a obra com os seus alunos do 8º B), por terem aceite o desafio do Professor Bibliotecário, preparando os alunos para que este encontro tivesse sucesso e repercussão na vida dos mesmos.

 
Heitor Lourenço no espaço da BE com o 7º A

Heitor Lourenço no Auditório com o 8º A e C





Apresentação de trabalhos por alunas do 8º A





quarta-feira, 1 de junho de 2016

Exposição Diversidade Geocultural do Planeta


   Encontram-se expostos na Biblioteca Escolar, os trabalhos dos alunos do 8º ano da disciplina de Geografia, alusivos ao tema da Diversidade Geocultural do Nosso Planeta.
    Os alunos realizaram pesquisas e elaboraram cartazes identificado geograficamente diferentes países  e/ou regiões do mundo, destacando aspetos da sua identidade cultural   numa amostra da diversidade das populações, tradições e costumes de muitos locais do nosso planeta.
      Assim , podemos viajar da Madeira para a China, passando por Cabo Verde, África do Sul, México, Haway e Japão, a titulo de exemplo. Venham  de "viagem" connosco!






!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

BD na BE

SABIAS QUE:
- A primeira BD, em Portugal, tem a data de 1744. Trata-se de um painel de azulejos (”O Padrão do Senhor Roubado”), situado em Lisboa.
- Em 1921 é publicada a primeira revista infantil de BD 100 % portuguesa chamada ABC-zinho.
- Foi Raphael Bordallo Pinheiro (1846-1905) que criou grandes “figuras” de BD, entre elas o famoso Zé PovinhoEle critica os problemas sociais, políticos e económicos do país com alguma revolta, mas acaba por pouco ou nada fazer para alterar a situação.
- A revista Faísca (1943-1944) permitiu o contacto com alguns super heróis americanos mas… em 1953, a censura proibiu o Super-Homem, o Tarzan e o Capitão Marvel.
- Foi nos anos 60 de século XX que a BD ganhou grande importância em Portugal. Surgem as revistas: O Mosquito, Zorro, Cavaleiro Andante, Mundo de Aventuras, com os "livros de cowboys", o Tarzan ou, ainda,  oTintin, de origem belga, (conhecida pelas “histórias aos quadradinhos”).
 - As revistas Disney surgem como tentativa de fazer renascer as revistas de BD com as personagens:Mickey Mouse, Pateta,Tio Patinhas, Pato Donald, Tico e Teco entre outros.
- De origem argentina temos a personagem Mafalda.
- Surgem também as personagens Astérix e Obélix, de origem francesa.
- A personagem Lucky Luke é de produção franco-belga.

 No que diz respeito à leitura,  a banda desenhada pode ser utilizada como um material didático para desenvolver as competências nos alunos a este nível, aproveitando as suas experiências de leitura.
- estimular  a partilha das  suas experiências de leitura no âmbito da banda desenhada com o resto da turma, trazendo para a aula os álbuns que lêem habitualmente e falando deles para os seus colegas e professor;
- relacionar as informações veiculadas pelas histórias de banda desenhada estudadas na aula com conhecimentos adquiridos noutras disciplinas
-  Proceder à dramatização de uma história de banda desenhada ou organizar debates em torno de temas tratados ou parodiados por ela.

                                              Sugestões da professora de Português: Sónia Modesto.



quinta-feira, 12 de maio de 2016

Atividades de articulação curricular

    No passado dia 11 de maio, na Biblioteca Escolar, decorreram duas sessões/atividades de diferente cariz e dirigidas, também a um público diferente.
   No âmbito da parceria entre a Raiz Editora (representado pelo seu delegado Edgar Silva), o grupo de História e a Biblioteca Escolar, realizou-se um jogo didático interativo sobre a temática do Estado Novo e do 25 de Abril. Dividido em grupos, os alunos do 6º ano, turma A foram respondendo as questões colocadas num jogo em suporte digital, consolidando alguns conhecimentos e/ou aprendendo um pouco mais sobre a História relativamente recente do nosso país.

O jogo interativo
O dinamizador do jogo: Edgar Silva da Raiz Editora
O grupo de alunos vencedores
   

     Já no que diz respeito à segunda atividade, esta foi resultado da articulação entre diferentes ciclos e no âmbito da Matemática. O professor Eduardo Fernandes dinamizou uma sessão de sensibilização para a geometria junto dos alunos do Pré-escolar. As medidas e instrumentos de medição, para além das principais figuras geométricas foram divulgadas junto dos mais jovens, procurando abrir-lhes as portas para o mundo extraordinário das diferentes formas com que é composto o nosso universo.



quarta-feira, 11 de maio de 2016

Concurso Nacional de Leitura

   A Biblioteca Municipal de Sines, valência do Centro de Artes de Sines, organizou no dia 11 de maio a fase distrital da 10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
O Centro de Artes de Sines recebeu os melhores leitores apurados na 1.ª fase em cada uma das escolas do distrito da Setúbal, num total de 132 alunos (91 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e 41 alunos do ensino secundário).
    O Agrupamento de Escolas D. João I esteve representado pelos alunos Vasco Paisana do 7º A, Francisca Matias  do 8º A e Ivo Matoso do 8º B.
   Foi com muita satisfação que verificamos que dois dos nossos alunos – A Francisca e o Ivo-,  integraram o grupo dos cinco melhores, tendo saído como grande vencedor o Ivo Matoso,  a quem deixamos os nossos mais sinceros  parabéns.





O vencedor: Ivo Matoso (8ºB)

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Dia da Europa na Biblioteca Escolar

 Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Em 1950, Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, defendeu uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma nova guerra
    A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia  teve início com a proposta de Schuman.
  Atualmente, a União Europeia é composta por 28 Estados-membros, sendo que o alargamento ainda não terminou, com os pedidos de integração da Ucrânia ou da Turquia.
   O nosso Agrupamento Escolar comemorou este dia com uma exposição de trabalhos dos alunos de Geografia do 7º ano e com a resposta a questionário produzido pela Biblioteca.
A exposição composta pelas várias bandeiras dos países da União Europeia (recordando os sucessivos alargamentos) e, ainda, por materiais informativos oferecidos pelas Embaixadas dos respetivos países, pode ser visitada até 20 de maio na Biblioteca Escolar.







i

quinta-feira, 21 de abril de 2016

   Os alunos do 7º ano, turmas A e B estiveram na Biblioteca Escolar, à descoberta de vocabulário francês ligado às bibliotecas, à leitura, pesquisa e estudo.
Realizaram, sob orientação do Professor Bibliotecário e da professora de Francês, uma pesquisa em dicionários online e produziram etiquetas para os vários espaços, equipamentos e documentos existentes na BE, utilizando a língua francesa.
O dicionário disponibilizado na Internet que foi indicado pelos professores, foi o Reverso (dicionário online grátis) que pode ser utilizado acedendo à seguinte página: http://www.reverso.net

   Os alunos foram, simultaneamente, alertados para o facto de estas ferramentas serem úteis como instrumentos de trabalho, mas que tem os seus limites, na medida em que raramente conseguem alcançar uma tradução que respeite as regras gramaticais, pelo que o conhecimento da estrutura da língua continua a ser fundamental.