O "mundo" da Biblioteca

O "mundo" da Biblioteca

Cartaz da Semana da Leitura

Semana da Leitura 2017

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Histórias da Liberdade

    No dia 18 de abril , em parceria com a Biblioteca Municipal, o escritor e poeta José Fanha encontrou-se com os alunos de História do 6º ano, no âmbito do projeto concelho “Histórias da Liberdade”.
     O escritor falou da sua experiência de vida e como ama a história e a literatura portuguesa, destacando alguns episódios da nossa “maravilhosa” história, com destaque para a Revolução de 25 de  abril. Apaixonado pela diversidade multicultural dos nossos dias, destaca, a vocação nacional para a poesia e a sua paixão por António Gedeão.


Partilhamos aqui um excerto de uma entrevista a José Fanha, de 2010, que se encontra  na página da Netescrit@ :

“Nasci no dia 19 de Fevereiro de 1951, no segundo andar de um prédio no meio de Lisboa.
Vivi os meus primeiros anos com a minha avó Berta Emília que me contava muitas histórias, verdadeiras e inventadas, e que me passou o “vício” bom de ler e de escrever. Hoje, passados muitos anos, continuo a precisar de ler e escrever tanto como de ar para respirar.
Estudei dos 10 aos 17 anos no Colégio Militar que é um Colégio interno. Andava fardado, tinha que marchar de um lado para o outro, e além das aulas normais, fazia muito exercício físico e desporto.
Aí comecei a escrever poesia e a perceber que a poesia era a língua que melhor me permitia falar de mim a mim e aos outros.
Na minha vida fiz muitas coisas variadas e um bocadinho malucas. Fui jornalista desportivo, desenhador, publicitário, ator, professor, etc, etc. Tornei-me muito conhecido num concurso de televisão muito famoso que se chamava A visita da Cornélia.
Escrevi textos para rádio, televisão, teatro, ópera e cinema.

Acima de tudo, continuo apaixonado pela poesia e por histórias. Gosto de as escrever e gosto de ir a escolas e bibliotecas para ler poesia e contar histórias, porque a escrever histórias e a poesia nós deitamos cá para fora, e partilhamos com os outros, as nossas dores, os nossos sonhos e as nossas alegrias. E essa partilha é a coisa melhor que há na vida”

Podes ler a entrevista na integra em: http://www.nonio.uminho.pt/netescrita/autores/jfanha.html

Sem comentários: